A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS REALÍSTICAS PARA MELHORIA DO CUIDADO

  • Autor
  • Maria Eduarda Barjud de Carvalho
  • Co-autores
  • Juliana Macêdo Magalhães , Ana Beatriz Torres Anaisse De Carvalho , Ana Maria Barbosa de Miranda Canela , Maria Ellen Sousa Morais , Thaís Leal de Oliveira
  • Resumo
  • Introdução: A simulação realística possibilita um ambiente controlado e seguro para a prática de habilidades clínicas e comportamentais, favorecendo o aprimoramento do raciocínio crítico, da tomada de decisões e das competências técnicas de profissionais e estudantes de saúde. Atuando como uma metodologia ativa de ensino, permite que erros sejam corrigidos sem prejuízo ao paciente, fortalecendo a autoconfiança e promovendo uma prática assistencial mais segura, eficiente e humanizada. Além disso, o uso contínuo da simulação em programas de educação permanente nos serviços de saúde coopera para a melhoria dos processos de cuidado, reduz o acontecimento de eventos adversos e aumenta a qualidade do atendimento prestado. Objetivo: Proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e de raciocínio crítico por meio da simulação realística, visando à prática clínica segura e à melhoria da qualidade do cuidado em saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com partida do questionamento: “Como as práticas realísticas melhoram o cuidado?”. Com isso, foi utilizada como estratégia de busca, em abril de 2025, a pesquisa nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados os descritores: Enfermagem, realidade realística, prática clínica, pesquisa científica, qualidade do cuidado, tomada de decisão, segurança do paciente. Os critérios de inclusão foram: artigos no idioma português, com recorte temporal dos últimos 5 anos. Resultados: Os achados da avaliação de 10 publicações indicam que as simulações realísticas possibilitam um ambiente seguro para a prática de habilidades, onde os alunos podem desenvolver suas habilidades técnicas e comunicativas sem arriscar a segurança dos pacientes. Essa metodologia prática oferece aos estudantes a chance de experimentar cenários clínicos que refletem a realidade, permitindo a aprendizagem de competências fundamentais para a atenção à saúde. Ademais, a utilização de simulações realísticas promove o fortalecimento da autoconfiança dos alunos, preparando-os para enfrentar a complexidade e os desafios emocionais presentes na prática profissional. Conclusão: Conclui-se que as simulações realísticas são técnicas educacionais que permitem a vivência de uma situação autêntica com o propósito de exercitar, aprender, avaliar ou entender as condições de trabalho. Ao incorporar essa metodologia no treinamento das áreas de saúde, pode-se atingir um equilíbrio entre a competência técnica e a humanização do cuidado, favorecendo uma assistência mais segura e com qualidade para os pacientes. 

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Simulação realística, prática clínica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Práticas de Enfermagem Baseadas em Evidências: A aplicação de pesquisas científicas para a melhoria da qualidade do cuidado.
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  • Práticas de Enfermagem Baseadas em Evidências: A aplicação de pesquisas científicas para a melhoria da qualidade do cuidado.
  • Enfermagem e Tecnologias de Saúde: O impacto das novas tecnologias (telenfermagem, inteligência artificial, dispositivos de monitoramento remoto) na prática de enfermagem.
  • Cuidados de Enfermagem em Saúde Mental: Novas abordagens para o cuidado de pacientes com transtornos mentais, com ênfase em estratégias inovadoras.
  • Saúde da Família e Atenção Primária: A atuação da enfermagem no fortalecimento da atenção primária à saúde e saúde da família.
  • Enfermagem no Contexto das Doenças Crônicas: Abordagens de enfermagem no manejo e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis.
  • Enfermagem e Saúde Coletiva: O papel da enfermagem em políticas públicas de saúde, controle de epidemias, e promoção da saúde coletiva.
  • Enfermagem em Situações de Urgência e Emergência: Novas práticas e protocolos de enfermagem em atendimentos de emergência e catástrofes.
  • Enfermagem e Cuidados Paliativos: A prática de enfermagem no cuidado de pacientes em estágios terminais, com ênfase na qualidade de vida e conforto.
  • Desafios Éticos na Enfermagem Contemporânea: Questões éticas enfrentadas pela enfermagem no contexto atual da saúde.
  • Enfermagem no Cuidado ao Idoso: Estratégias de cuidado geriátrico, abordando o envelhecimento saudável e os cuidados específicos para idosos.
  • Saúde do Trabalhador e Enfermagem: A atuação da enfermagem na promoção e prevenção de doenças ocupacionais.
  • Enfermagem e Direitos Humanos: A importância da enfermagem na promoção de direitos humanos no cuidado à saúde.
  • Gestão e Liderança em Enfermagem: Novas formas de gestão e liderança na prática de enfermagem, com foco em equipes interdisciplinares.
  • Enfermagem no Contexto das Emergências Globais: Respostas de enfermagem a crises globais de saúde, como pandemias e desastres naturais.

Comissão Organizadora

Jonathan Wedson da Silva
Vanessa Rayane
Vitor Silva Maia

Comissão Científica

Fernanda Claudia Miranda Amorim